A meditação com aromaterapia é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, e que vale muito a pena adicionar em sua vida.
A combinação da prática meditativa com a aromaterapia é capaz de proporcionar inúmeros benefícios a qualquer pessoa, isto explica porque esta combinação vem causando mais interesse.
Na prática da meditação existem várias formas e maneiras, mas o interessante e ao mesmo tempo desafiador para algumas pessoas é se permitir experienciar uma forma diferente de estar na vida, que normalmente, é bem diferente daquela correria dia a dia.
Ao meditar você abre o canal para desfrutar do novo, que pode até gerar um desconforto no início, mas que manifestam diferentes sensações que ajudam a promover o bem estar.
Este momento de pausa, de autocuidado, pode aprimorar o contato com a sua própria essência, expandindo ainda mais o seu entusiasmo pela vida.
Mas o que é a aromaterapia? E como adicionar ela em sua prática meditativa diariamente?
Se você quer saber tudo sobre o assunto, então vem comigo que irei explicar aqui.
Aromaterapia: O que é essa prática?
A aromaterapia trata-se de uma prática terapêutica que faz uso das propriedades existentes nos óleos essenciais, para que possa restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal em seu ser.
Esse tipo de terapia atua diretamente nos sistemas físico, emocional e psicológico, ajudando a promover uma maior saúde física e mental, o que aumenta a qualidade de vida e uma existência mais plena.
Ao juntar essa terapia com a prática da meditação, é possível expandir e potencializar a sua energia de forma integrtiva.
1- Prepare-se para o momento
O primeiro passo para começar a fazer meditação com aromaterapia é preparar-se para o momento, algo que para algumas pessoas pode ser complicado.
Se você encontra-se muito estressada e/ou ansiosa, então comece a respirar de maneira consciente, o que proporciona um pouco de relaxamento mental e físico.
A partir do momento em que você se sinta mais tranquilo, estique seu corpo e coloque uma roupa que seja mais leve.
Depois, sente-se em uma posição confortável, com a coluna reta, mas sem tensão, e colocando os ombros para trás.
2- Combine o aroma com o que você procura
A próxima dica é que você combine o aroma com aquilo que está procurando, sendo uma das etapas mais essenciais na junção da meditação com a aromaterapia.
Antes de fazer a escolha do aroma do seu óleo essencial, você deve saber o que ele trabalha, e se representa aquilo que está buscando na prática da sua meditação ou não.
Trago para você alguns aromas e com o que eles trabalham, de modo que fique mais fácil fazer a sua escolha:
• O óleo essencial de LARANJA é para quem procura um aroma que ajude a reduzir o desânimo e o estresse, que busca mais alegria e serenidade;
• O óleo essencial de ALECRIM deve ser usado para quem quer diminuir a fadiga mental, aumentar a memorização e a concentração, gerar mais disposição e um estímulo maior da energia vital;
• O óleo essencial de CAMOMILA é indicado para quem quer diminuir a tensão, a raiva e o medo, que busca relaxamento, bem-estar, tranquilidade e conforto. É excelente para quem quer utilizar antes de ir dormir, em uma prática meditativa voltada ao sono;
• O óleo essencial de EUCALIPTO é muito bom para qualquer pessoa que queira melhorar problemas respiratórios, como liberar as vias, evitando assim a congestão nasal e a tosse. Serve também para quem busca dimunir a insegurança, estimular o raciocínio e fortalecer o direcionamento.
• O óleo essencial de OLÍBANO é indicado para quem deseja melhorar a meditação, que quer despertar o seu propósito e a sua conexão espiritual, além da ação anti-inflamatória potente que possui.
3- Decida como irá utilizar o óleo da aromaterapia junto com a meditação
Existem diferentes formas entre as quais você pode fazer uso dos óleos essenciais na aromaterapia.
É possível fazer uso dele através da vaporização, pela inalação (aquecimento ou descongestionante), a difusão (os sprays e os difusores), além de outras.
A indicação é que você experimente para encontrar a forma que mais ressoa, aquela que funciona melhor para ser utilizada na meditação com aromaterapia.
Se preferir experimente os óleos individualmente e sem meditar, para sentir a diferença quando for meditar.
Busque relaxar e permitir que a meditação com aromaterapia possa exercer todos os seus efeitos, para que possa desfrutar dos poderes desta incrível combinação.
Depois conta aqui como foi a sua experiência.
1 Comment
Bom conteúdo